28 de jun. de 2015

Dia 30: Ender's Game (8 de abril)

Ainda cansada pela correria de finalizar um trabalho com prazo para entrega, eu não queria pensar demais quando finalmente sentasse para assistir o filme do dia 30. 

O poster é muito bom, na verdade...
Detnro de toda essa armadura,
há apenas uma criança
Eu li o livro de Orson Scott Card's, Ender's Game, há algum tempo e não consegui lembrar de alguns dos detalhes da história. Mas parece-me que várias mudanças foram feitas no filme, o que não é incomum em adaptação de um livro para as telas. 

No entanto, o que chamou minha atenção foi como o filme diminuiu em muito a intensidade da história original. Um dos principais aspectos do livro de Card é a violência de arrancar uma criança de sua casa para passar por um treinamento de jogos de guerra numa espaçonave isolada de tudo que não seja o treinamento. O quão amedrontado Ender estava, como ele teve de buscar formas de sobreviver nesse ambiente perdeu sua intensidade no filme, que acaba por retratar Ender como um adolescente arrogante para quem tudo é garantido por seu talento inato. Ele chegou a me irritar, na verdade, muito diferente do que aconteceu durante o livro. E por esses fatores, o final excruciante também apresenta menor impacto que na história escrita. 

Sim, o visual é incrível, as lutas são excelentes. Eu nem precisaria dizer o óbvio (mas vou fazê-lo de qualquer forma): todos aqueles jogos e cenas espaciais belamente concebidas não são nada sem a história arrasadora que dá essas imagens todo o sentido. 

http://onemovieadaywithamelie.blogspot.com/2015/04/day-thirty-april-8.html

Ender's Game. Dirigido por Gavin Hood. Com: Asa Butterfield, Harrison Ford,
Hailee Steinfeld
 (Ela está incrível aqui também). Roteiro: Gavin Hood a partir
do livro de Orson Scott Card. EUA, 2013, 116 min., Dolby Digital/Datasat/
Dolby Atmos/Auro 11.1, Color (DVD).



Nenhum comentário:

Postar um comentário