29 de jun. de 2015

Dia 32: Atração Mortal (10 de abril)

Greetings and salutations!!!

Minha mente me engana algumas vezes... Eu podia jurar que eu li em um livro como o personagem principal diz que seu filme favorito é Atração Mortal (Heathers), e eu tinha certeza quase absoluta (?) de que esse livro era Ligações (Attachments), de Rainbow Rowell (autora do meu super amado Eleanor & Park). No entanto, quando eu fui procurar a referência no livro, achei apenas isto (tradução livre do original em inglês): 

Eu não poderia queimar o vestido de Kiley— pelo menos não ainda —mas eu tenho um armário cheio de vestidos obsoletos. Vestidos de formatura. Vestidos de dama de honra. Eu estava preparada para reuni-los todos em um montes fofos e joga-los na lixeira fora do meu prédio. Eu iria acender um cigarro nas suas chamas, como a garota descolada em Heathers
Mas eu não podia. Porque e não sou asism como aquela garota. Não sou um personagem de Winona Ryder em nenhum filme. A Jo de Mulherzinhas, por exemplo, nunca colocaria todos aqueles vestidos sobre a cama e começaria a experimentar um por um…
Attachments - Rainbow Rowell, p. 27 (Ebook).

Bom, esse personagem que ama Heathers está em algum dos livros e filmes que li/vi nos últimos anos... e foi ele que me levou a procurar esse aparentemente cultuado filme dos anos 80 de que eu nunca tinha ouvido falar até então. 

E o motivo desse desconhecimento ainda é um mistério para mim... Eu acompanhava a carreira de Winona Ryder nos anos 80 e 90... Vi quase todos os filmes dos anos 80 que hoje são cult... Foi então um lapso grave, que eu tentei corrigir no dia 32 deste desafio. 

Será que estou me tornando muito sensível? Por que Heathers é classificado como comédia de humor negro, mas eu achei que se tratava na verdade de um de terror - ácido, sarcástico, engraçado, inteligente, mas de terror sem dúvida.  Algumas falas são espirituosas, bastante inteligentes, e frequentemente citadas em outros filmes ou publicações. Elas carregam a ironia que costumamos ver no trabalho de Michael Lehmann (Ele é o diretor em algunas das produções mais ácidas na TV atualmente como Nurse JackieDexterTrue BloodAHS (que eu detesto, aliás) House of Lies). Winona está aqui no seu auge; Shannen Doherty está incrivelmente bem, e Christian Slater é o rebelde com que toda garota sonha... até que não mais. 

How very :)






Atraçao Mortal (Heathers). Dirigido por Michael Lehmann. Com:  WInona
Ryder, Christian Slater, Shannen Doherty. Roteiro: Daniel Waters. 
EUA,  1988, 103 min., Mono, Color (DVD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário